ASSÉDIO

Estudante da Uespi denuncia professor por assédio sexual; caso aconteceu em Campo Maior

O advogado que acompanha o caso confirmou que a estudante registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Campo Maior.

04/07/2024 15h47Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Cidade Verde

Uma estudante da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) denunciou um professor por assédio sexual. Segundo a vítima, o docente utiliza as redes sociais para enviar as mensagens de cunho sexual. Ela abandonou a disciplina ministrada pelo professor e formalizou denúncia contra ele junto ao Diretório Central dos Estudantes, a Uespi e a Polícia Civil.

Segundo a Uespi, a instituição tomou conhecimento do caso antes que a informação viesse a público. A suspeita de assédio sexual está sendo investigada pela instituição e pela Polícia Civil.

O caso aconteceu no campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, distante 83 quilômetros de Teresina.

Em uma das mensagens a que o Cidadeverde.com teve acesso à aluna pergunta ao professor se ele está "consciente das bobagens que está digitando" e pede ao professor que "procure seu lugar". O docente responde questionando: "Mas que lugar será o meu?"

Em outras mensagens, o docente relata desejo sexual pela aluna e nomeia órgãos do aparelho sexual.

"Creio que essa não seja a conduta de um professor, muito menos de um professor universitário."

O advogado do DCE, Glauber Vasconcelos, disse que a aluna está psicologicamente abalada, e está sendo acompanhada por equipe de psicólogos da própria Uespi.

As mensagens foram encaminhadas pelo professor por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, o que segundo o advogado caracteriza assédio sexual no ambiente virtual. A pena para esse crime pode chegar a dois anos de prisão.

O assédio acontece há cerca de um mês. Incomodada com a situação, a aluna deixou de frequentar as aulas do professor, que é do quadro efetivo da Uespi e tem cerca de 50 anos. Ele teria pedido a outras alunas, da mesma classe em que a vítima estuda, para que pedissem a ela que retornasse ao ambiente escolar.

O advogado que acompanha o caso confirmou que a estudante registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Campo Maior. Segundo ele, o professor deve ser convocado em breve, pela delegada que conduz a investigação, para prestar depoimento.

Nota da Uespi

A Universidade Estadual do Piauí e a Direção do campus de Campo Maior informam que o caso já está sendo apurado pela polícia e também de forma administrativa assim que tomou conhecimento.

A UESPI ratifica o compromisso contra qualquer tipo de assédio a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Nota do DCE

(01/07), nós do DCE, juntamente com nosso advogado Glauber, visitamos o campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, para acompanhar de perto o caso de uma estudante que nos procurou para que pudéssemos oferecer suporte e denunciar um professor por assédio sexual. Estamos comprometidos em seguir todas as medidas jurídicas necessárias, tanto pela polícia quanto pela administração da UESPI, para que providências sejam tomadas rapidamente.

Queremos reafirmar a todas e todos os estudantes que, se sofrerem qualquer tipo de assédio, procurem o DCE. Estamos aqui para oferecer suporte e encaminhar os casos para as devidas autoridades, tanto administrativas quanto jurídicas. Além do DCE, estudantes podem buscar a ouvidoria da UESPI e, no caso de violência contra a mulher, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da UESPI.

Não deixaremos nenhum caso impune. Estamos comprometidos em garantir que todos os assediadores sejam responsabilizados e que esses crimes não continuem acontecendo. Contem conosco para buscar justiça e proteção.

 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 14h06
31°
Tempo limpo Máxima: 36° - Mínima: 19°
30°

Sensação

4.63 km/h

Vento

35%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias