ELEIÇÕES 2024

ANÁLISE| Quais as chances da dupla Rochinha/Solange ganhar a eleição em Cabeceiras?

Candidato reuniu um grupo que tem em comum a mensagem da mudança e do trabalho

07/07/2024 14h34Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Maria Carcará, do longah

O longah faz uma análise da situação de Cabeceiras, com base nos resultados das eleições de 2020 e no movimento que os candidatos fizeram de lá para cá.

Foto

Em Cabeceiras do Piauí (PI) 9.208 eleitores estavam aptos a votar no município em 2020.O professor José Filho foi eleito com 3.722 votos (51,40%), A professora Elenita Alexandre teve 2.562 votos (35,41%). Dr. Juscelino obteve 955 votos. (13,19%). 

1.401 pessoas não votaram. 242 anularam ou deixaram em branco por não simpatizarem com as propostas dos candidatos que se apresentaram. Para vereador (a) foram eleitos:

Foto

QUAL O POTENCIAL DE VOTOS DE ROCHINHA (PT) PARA 2024?

Rochinha não foi candidato na eleição passada, mas ao apresentar seu nome e começar a receber adesões já entrou bastante competitivo.

COMO ASSIM?

Rochinha tem como vice a vereadora Solange Pereira. Ela teve 450 votos no último pleito e vem se elegendo em todas as eleições. 

O vereador David teve 639 votos e apoia também Rochinha. Ele representa o legado do ex-prefeito José Osires.

Só com essas duas adesões, o número de potenciais votos de Rochinha já chega a 1.089 votos.

O 3º colocado da eleição de 2020, Dr. Juscelino, obteve 955 votos. O número das intenções de votos, após o apoio de Dr. Juscelino ao candidato do PT em Cabeceiras, já se amplia para 2.044 votos.

Além disso, o empresário Valdir Ótica, que era vice da candidata Elenita Alexandre, também está com Rochinha. Imaginando que 1 mil votos (menos de 50%) do total que Elenita teve, veio de Valdir Ótica, o candidato mais jovem de Cabeceiras, Rochinha, já passaria para 3.044 votos.

Tem também os votos do Dr. Robert, candidato a vereador eleito, que transfere o seu legado para Rochinha. Ele teve 303 votos. Somado com os 3.044 votos do parágrao acima, dá um resultado de 3.347 votos.

Acrescentando a esse bolo, mais 700 votos, a metade do número de abstenções de eleitores - que não se identificaram com nenhum dos candidatos da eleição passada mas que agora podem ver em Rochinha um candidato que não só apresenta proposta, mas que executa obras, Rochinha chegaria a 4.047 votos e já passaria com folga do primeiro colocado, José Filho, que obteve 3.722 votos.

E passa mais ainda: quando se retira os votos de Solange Pereira (450 votos), o atual prefeito ficaria com 3.272 votos

Foto

A segunda colocada de 2020, Elenita, que também é candidta, perde os votos de David, o vereador mais votado, o de Dr. Robert e o do próprio ex-vice Valdir Ótica.

ALÉM DOS VOTOS DO GRUPO QUE CONQUISTOU, ROCHINHA TEM OS APOIOS PARTICULARES QUE ADERIRAM PELO SEU PERFIL E PELA GESTÃO PARALELA QUE VEM REALIZANDO

Foto

Essa análise só leva em consideração - de forma nua e crua - os números concretos que se apresentaram nas urnas na eleição passada.

Vários outros fatores influenciam hoje a favor do candidato Rochinha e que não vêm de nenhum dos candidatos mostrados, mas da performance dele como candidato.

Na verdade, Rochinha faz uma administração paralela na cidade de Cabeceiras, para diminuir os problemas das famílias, sem receber nada em troca. Vem conversando individualmente com os moradores, apresentando propostas.

Foto

Rochinha tem o perfil do atual governador Rafael Fonteles: jovem, trabalhador e antenado com o futuro. Tem o apoio do presidente Lula. Vem conseguindo trazer recursos e obras concretas para a cidade.

Foto

Somado a esses fatores, ainda influenciam a má gestão realizada pela atual administração, que não consegue avançar em nenhum dos setores da administração municipal, reforçando na população a vontade de mudar.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 14h06
31°
Tempo limpo Máxima: 36° - Mínima: 19°
30°

Sensação

4.63 km/h

Vento

35%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias