TURISMO

"Lençóis piauienses" são de uma beleza rara e pouco conhecida em Ilha Grande

Na parte da noite, um programa apaixonante é observar a lua, que reflete sua luz nas lagoas

08/07/2024 16h07Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Lençóis Piauienses formam um cenário paradisíaco no litoral do Piauí - Foto: Alysson Diniz, Geirlis Silva, Weslley Douglas
Lençóis Piauienses formam um cenário paradisíaco no litoral do Piauí - Foto: Alysson Diniz, Geirlis Silva, Weslley Douglas

Nos dias 5 e 6 de julho, a cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, sediou o Piauí Rally Cup, evento que reuniu 50 competidores divididos entre motos, UTVs e quadriciclos que exploraram um dos lugares mais bonitos e pouco conhecido dos próprios moradores da região, os chamados "Lençóis Piauienses", localizados em Ilha Grande, que faz parte do Delta do Parnaíba, único Delta em mar aberto das Américas.

Porque esse nome surgiu e tem ficado cada dias mais fixado na memória? Areia branquinha, dunas que chegam a até 70m de altura e piscinas naturais. O cenário paradisíaco faz lembrar os também belíssimos "Lençóis Maranhenses", em Barreirinhas (MA).

A paisagem é linda e ideal para quem gosta de viajar e estar em contato com a natureza. O acesso, por enquanto, é gratuito. Por lá, o turista encontra lagoas com água morna e cristalina, passagens molhadas e muita, muita areia com dunas enormes que enchem os olhos de quem gosta de contemplar a natureza. Até mesmo a textura da areia é diferente.  

É um destino de preservação ambiental. Possui várias espécies da fauna e flora, como garças e corujas, e plantas como as lindíssimas palmeiras.

O destaque é para a Lagoa do Tibas, verdadeiro paraíso de águas cristalinas em meio às dunas de areia.

Para os viajantes que não moram na região, o melhor trajeto até os lençóis é ir até o município de Parnaíba e alugar um carro ou pegar um ônibus com destino a Ilha Grande. O trajeto leva, em média, 20 minutos.

Lá é possível fazer passeios de bugue ou quadriciclo em meio às dunas, alguns com duração de até três horas. Você pode também se aventurar no sandboard, prática de descer os morros de areia em cima de uma prancha, e o famoso “skibunda”, onde você senta em uma prancha e desliza pelas dunas até mergulhar nas lagoas.

Na parte da noite, um programa apaixonante é observar a lua, que reflete sua luz nas lagoas dos lençóis. Outra opção é o safári noturno, para os corajosos, que levam os turistas em uma caminhada pelas dunas e pela mata, podem observar um pouco da rica imensidão da fauna e flora piauiense.

 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 14h06
31°
Tempo limpo Máxima: 36° - Mínima: 19°
30°

Sensação

4.63 km/h

Vento

35%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias