gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
PERÍCIA

Mulher foi morta em Barras por asfixia e por pancadas violentas

Ela chegou a buscar ajuda psicológica devido ao histórico de agressões

17/07/2024 14h27Atualizado há 6 meses
Por: Redação
Maria da Cruz Monte e Sousa, encontrada morta dentro de casa na manhã do último domingo (14), em Barras, foi vítima de feminicídio. De acordo com informações apuradas, a mulher sofria constantes agressões por parte do companheiro.
 
Segundo o delegado Célio Benicio, da Polícia Civil do Piauí, a mulher foi morta a pancadas e por asfixia. “A vítima foi encontrada já sem vida e o algoz deitado ao lado do corpo, como se nada tivesse acontecido. 
 
"Ele apresentava muitos sintomas de embriaguez.  Verificamos no local que não foi utilizada arma de fogo nem arma branca.  Aparentemente, a vítima foi ceifada com pancadas e também por asfixia”, disse.
 
À polícia, testemunhas relataram que a mulher chegou a buscar ajuda psicológica devido ao histórico de agressões.  “As informações iniciais dão conta de que a senhora era vítima de violência por parte do companheiro. 
 
Testemunhas próximas ao casal relataram que que ela tentou buscar auxílio algumas vezes, inclusive psicológico, mas não há registros da violência sofrida na delegacia de polícia da cidade”, acrescentou.
 
O delegado chamou atenção para a importância da denúncia, destacando que, muitas vezes, a falta de registro de agressões sofridas por mulheres impossibilita que a polícia tome conhecimento do caso e haja antes que o feminicídio aconteça. 
 
“Na maioria dos casos, constatamos que a vítima não procurou a polícia para pedir ajuda, o que resulta em mais uma vida sendo ceifada. É lamentável”, apontou Benício.
 
A polícia orienta que as mulheres, diante de qualquer tipo de violência, até mesmo verbal, procurem ajuda. “O companheiro não é para ofender e violentar.  No primeiro sinal de violência, pedimos que as mulheres procurem a família e peçam medidas protetivas. Saiam de casa, pois pode acontecer uma situação como essa.  O pedido de ajuda é algo que fortalece a segurança da mulher”, completou.
 
Como denunciar casos de violência doméstica no Piauí?
 
Casos de violência contra a mulher não podem e não devem ficar impunes, sendo a denúncia uma ferramenta fundamental para romper o ciclo de abusos e oferecer apoio às vítimas antes que agressões se transformem em assassinatos.
 
Hoje o Piauí conta com 23 unidades de polícia voltadas ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica. 
 
Em todos os casos, é importante que as mulheres vítimas de violência procurem a delegacia especializada mais próxima para fazer sua denúncia e evitar que os agressores fiquem impunes.
 
A rede de apoio para os atendimentos incluem o Disque 100; Disque 190 (Polícia Militar), o aplicativo Salve Maria e o site da Polícia Civil para casos de denúncias anônimas. 
 
Há ainda a Patrulha Maria da Penha, a Guarda Maria Penha e o WhatsApp "Ei, Mermã" pelo telefone 0800 0001673.
 
 
 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 18h09
26°
Parcialmente nublado Máxima: 23° - Mínima: 22°
28°

Sensação

4.63 km/h

Vento

83%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias