As obras de rebaixamento da Avenida João XXIII, na zona leste de Teresina, estão em fase final, com a entrega prevista para o dia 27 de agosto de 2024. O projeto, executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), visa melhorar a mobilidade urbana na região, que tem enfrentado sérios problemas de tráfego, especialmente após a expansão imobiliária ao longo da BR-343.
De acordo com Ribamar Bastos, diretor do Dnit, os trabalhos estão avançados. "Estamos na fase final de rebaixamento do cruzamento da Avenida João XXIII com a Zequinha Freire, fazendo a pavimentação asfáltica das camadas finais e a sinalização," informou Bastos. O rebaixamento foi iniciado em 2022 e agora está perto de ser concluído, o que trará alívio aos motoristas e trabalhadores da região, que convivem diariamente com os transtornos causados pela obra.
Com um investimento de R$ 46 milhões do governo federal, a obra inclui duas pistas em cada sentido, com acostamento e canteiro central, e faz parte de um amplo projeto de mobilidade urbana em Teresina. Além do rebaixamento da Avenida João XXIII, o projeto prevê a duplicação de 7,6 km entre a Ladeira do Uruguai e o elevado da Avenida Miguel Rosa. Em breve, será lançado o edital para a duplicação do trecho da BR-226, entre a Ladeira do Uruguai e a ponte sobre o Rio Poti, incluindo a construção de um viaduto no acesso ao bairro Dirceu Arcoverde.
A entrega da obra contará com a presença de autoridades como o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles. A expectativa é que a conclusão do rebaixamento elimine os engarrafamentos na região, proporcionando melhor fluidez no trânsito entre Teresina e Altos.
O projeto é uma resposta às necessidades de infraestrutura da cidade, que cresceu significativamente nos últimos anos. "Era inviável morar nesses condomínios com a rotatória que existia aqui, então, essa obra vai facilitar e melhorar a vida de quem vive nesses condomínios," ressaltou Bastos, destacando que o novo túnel permitirá que o fluxo de veículos na BR-343, sentido Teresina-Altos/Altos-Teresina, passe por baixo da Avenida Zequinha Freire, sem interferências.
Sensação
Vento
Umidade