Incopetência, descaso? Medicamentos dentro do prazo de validade foram encontrados em um lixão a céu aberto no município de Cabeceiras do Piauí. Enquanto isso, faltam remédios nos postos de saúde e a população reclama nas redes sociais.
Remédios não devem esgotar o prazo de validade dentro da farmácia pública da prefeitura. Devem ser distribuídos para a população. Muito menos serem jogados fora.
Esse fato levanta a seguinte dúvida: ou os gestores não sabem admnistrar ou não se incomodam com a saúde da população.
"Eu acho que não é descaso, nem incompetencia. É maldade", disse moradora que procurou remédio na Saúde e não conseguiu. Ela não quis se identificar.
Outro problema da cidade é o lixo hopitalar. Existe a Política Nacional dos Resíduos Sólidos que prevê a forma como o lixo hospitalar deve ser destinado. Em Cabeceiras, várias seringas jogadas a céu aberto. Quem as usoou? Que doenças teriam? Como podem contaminar as pessoas e o meio ambiente? Nada disso foi levado em conta quando jogaram as seringas fora.
O aterro de Cabeceiras não é controlado. Os resíduos deveriam ser enterrados em camadas. Em vez disso, queimam o lixo, o que é um crime ambiental.
Como é que a Prefeitura de Cabeceiras recebeu o selo A de boas práticas ambientais? Esconcendo o lixão, com certeza!
Sensação
Vento
Umidade