GOVERNO FEDERAL

Piauí adere campanha nacional de coleta de DNA para localização de desaparecidos

As amostras de DNA serão coletadas de familiares para compor o Banco Nacional de Perfis Genéticos.

21/08/2024 06h23Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Portal Az

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí anunciou oficialmente sua adesão à Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. A iniciativa, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pelo Ministério da Justiça, foi lançada no estado pelo Departamento de Polícia Científica, dando início à Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.

No Piauí, a campanha é coordenada pelo Instituto de DNA Forense do Piauí (IDNA-PI), com o objetivo de coletar amostras biológicas de familiares de pessoas desaparecidas. Essas amostras serão processadas e inseridas no Banco Nacional de Perfis Genéticos, o que pode aumentar as chances de identificar pessoas desaparecidas em todo o país. Além das amostras de familiares, objetos pessoais que possam conter material genético, como escovas de dentes e aparelhos de barbear, também serão aceitos pelo IDNA-PI.

A mobilização nacional está prevista para ocorrer entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, com um "Dia D" em 29 de agosto, quando todos os atendimentos serão centralizados na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, localizada no bairro São Cristóvão, em Teresina.

O perito criminal do IDNA-PI, Dr. Jesus Cardoso, orientou os familiares sobre como participar da campanha. "Os familiares de primeiro grau devem comparecer às Delegacias Regionais designadas para registrar a ocorrência. Em Teresina, o registro pode ser feito na Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Após o registro, os familiares serão encaminhados ao IDNA ou ao Instituto Médico Legal (IML). Sugerimos que venham dois familiares de primeiro grau, seguindo a ordem de prioridade: pai e mãe; filho(a) e cônjuge; ou irmãos. É importante ressaltar que o procedimento de coleta de DNA é indolor e não invasivo", esclareceu Cardoso

Para mais detalhes sobre a campanha, os interessados podem acessar o site oficialwww.gov.br/mj/desaparecidos ou enviar um e-mail para [email protected]. No Piauí, o IDNA pode ser contatado diretamente pelo telefone (86) 99455-2115.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 05h07
25°
Parcialmente nublado Máxima: 39° - Mínima: 21°
25°

Sensação

1.54 km/h

Vento

69%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias