Pela primeira vez pisando em palco do FestLuso, o grupo Carmin de Teatro, de Natal, Rio Grande do Norte, trouxe um presente para o público conferir na noite deste sábado (31), no teatro do Sesc Cajuína. O espetáculo “A invenção do Nordeste” foi a última apresentação teatral do último dia do festival internacional de teatro e artes da língua portuguesa. A peça criada em 2017, trouxe uma narrativa, com toque de humor e sarcasmo, visando uma desconstrução de estereótipos históricos do nordestino.
Os três atores no palco, Henrique Fonte, Rafa Guedes e José Neto Barbosa, contam a história de um diretor de teatro contratado por uma produtora de destaque para realizar a missão de selecionar um ator que possa interpretar um personagem da região.
Nos diálogos, os atores em cena buscam mostrar o que é ser nordestino e tentar convencer a produtora de que podem conseguir o papel almejado e nesses testes mostram a visão de que o nordestino é visto como o cabra macho, retirante, desengonçado, que vive o flagelo da fome e da pobreza, entre outros clichês ligados à identidade do nordestino.
A peça ganhou em 2019 o Prêmio Cesgranrio de Melhor Espetáculo; Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia; Prêmio Botequim Cultural de Melhor Autor; Prêmio do Humor de Melhor Dramaturgia, Direção e Espetáculo e o Prêmio APTR - Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, nas categorias "Autor" e "Ator Coadjuvante".
Ao final da apresentação, os atores agradeceram à diretora da peça, Quitéria Kelly, presente na plateia. Eles também agradeceram ao FestLuso e ao diretor do festival, Francisco Pellé, e disseram que é um sonho realizado participar do FestLuso.
O 14º FestLuso tem patrocínio: Grupo Equatorial Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal; Governo do Estado do Piauí / SECULT e Edital Totó Barbosa / Lei Paulo Gustavo. Apoio: Theatro 4 de Setembro. Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro.
Por Ass. Imprensa e Com. do FestLuso
Sensação
Vento
Umidade