gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
Em Cabeceiras do Piauí, o Instituto Idealize foi responsável pela pesquisa PI-01158/2024, contratada pela Contabilitha Consultoria e Contabilidade Ltda. Estava prevista para ser divulgada dia 10 de setembro, mas não foi.
O grupo as situação, que tem o prefeito professor José Filho como candidato, começou a ser cobrado pelo resultado nas redes sociais.
Nesta terça, dia 11, os números também não foram divulgados, a não ser o post de instagram a seguir:
Quando se observa os dados, percebe-se que há uma inconsistência matemática. Veja!
Cabeceiras do Piauí tem 10.014 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
O prefeito diz que tem 62% dos votos, que dá um total de 6.408.
Ele diz ainda no mesmo post que os dois candidatos da oposição juntos, Rochinha e Elenita, têm 29,7% (2.904 votos).
Faça a conta: 6.408 (da situação) menos 2.904 (da oposição) é igual a 3.504. Como é que ele diz que tem 4.335 votos de maioria? Nos números que ele apresentou, a maioria é de 3.504.
Quem produziu a informação - na pressa - errou os cálculos e deixou a população desconfiada dos números. "Por que não divulgam a pesquisa completa?", estranha pessoas nos grupos de whatsapp.
PESQUISA NÃO CONSIDERA AS ABSTENÇÕES
Os dados mostrados pela equipe do prefeito, considera uma abstenção de 7,01%, apenas. É o que se pode deduzir pelos números.
Quando se soma os números totais da situação + oposição: 9.312 menos 10.014 do eleitorado total, o resultado é 702 votos (7,01%).
Cabeceiras não tem uma abstenção tão baixa. Nas eleições de 2022, para presidente, houve 21,13% de abstenção.
Em 2020, quando Zé Filho foi eleito, houve 15,77% de abstenção, mais 0,83% votos brancos e 2,41% votos nulos. Ao todo, 19,01% de pessoas não tiveram os votos contabilizados, o que é a média do município.
"Quem divulga pesquisa é quem contrata", diz Instituto Idealize!
A população aguardava os números, mas não foram divulgados no dia 10 e a oposição disse que estava com 62%, mas ninguém viu a pesquisa. Procurado, o Instituto Idealize disse que entregou o resultado para o contratante e que a divulgação é por conta de quem contrata.
Os números também não foram disponibilizados para o TRE. Veja!
As pesquisas eleitorais são importantes, mas é necessário observá-las com atenção. Não falamos desta pesquisa porque não tivemos acesso, mas muitas outras tem o objetivo de enganar eleitores e apoiadores, manipulando a opinião pública.
Tentando simular conformidade com a legislação, são usadas como estratégia para dar credibilidade aos números apresentados. O objetivo é influenciar o comportamento dos apoiadores, criando uma falsa sensação de vantagem eleitoral.
As pesquisas eleitorais são importantes, mas é necessário observá-las com senso crítico.
Não falamos desta pesquisa porque não tivemos acesso, mas muitas outras tem o objetivo de enganar eleitores e apoiadores, manipulando a opinião pública. Querem simular conformidade com a legislação, são usadas como estratégia para dar credibilidade aos números apresentados, tentando influenciar o comportamento dos apoiadores, criando uma falsa sensação de vantagem eleitoral.
Sensação
Vento
Umidade