gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
ARTE

Peça que aborda o tema do trabalho análogo à escravidão será apresentada em Barras-Pi

Conta a história de carvoeiros aliciados pelos gatos, quem contrata mão de obra barata

09/10/2024 12h00Atualizado há 2 meses
Por: Redação

No dia 30 de outubro (quarta-feira), o Educandário Santo Antônio localizado na Rua Marechal Pires Ferreira 125, no Centro de Barras-PI, receberá o grupo Criativa DUO para a apresentação da peça "Crisálida de Ar" que acontecerá às 19h.

O grupo pretende provocar uma reflexão sobre a exploração dos corpos de grupos compulsoriamente colocados à margem nas sociedades contemporâneas e refletir o quanto isso reflete na nossa história.

Crisálida de Ar conta a história de carvoeiros que foram aliciados pelos gatos, quem contrata a mão de obra barata, e levados para as carvoarias. Nesses locais os trabalhadores perdem todos os seus direitos, tudo que consomem é transformado em dívidas exorbitantes para obrigá-los a trabalhar. O débito sem fim permite que os donos das carvoarias prendam os trabalhadores durante muito tempo e os submetam a trabalhos insalubres.

A história dos personagens é contada de forma artística, mas os relatos são reais, extraídos em entrevistas e laboratórios em carvoarias, além disso a peça mostra que há outras formas de exploração tão hostis como as vivenciadas pelos carvoeiros.

Dessa forma, o grupo frisa que em 2024 o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou a chamada "Lista Suja", na qual mostrou um cenário onde 248 empregadores foram adicionados ao Cadastro, e, dentre esses, 43 foram classificados como promovendo práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico.

O grupo pretende circular mostrando o seu olhar sobre as temáticas sociais pesquisadas para lembrar ao público que a arte também pode ser um veículo de denúncia e provocação. Para isso, coloca em seu conteúdo a poesia do poeta Solano Trindade que foi fundador do TEN (Teatro Experimental do Negro) e perseguido pela ditadura do Estado Novo.

Foto

A peça já circulou por União, Pedro II, Teresina, Timon e Conselheiro Lafaiete-MG. Em Minas Gerais a peça conquistou dois prêmios: Grupo de destaque e Melhor trilha sonora. E a pesquisa musical é do baixista e professor de música Athos Rodolfo, que coloca na cena trilhas como a dos músicos Narcoliricista, Tipuá e Hugo dos Santos, além da canção do cancioneiro venesuelano "Fuego Candela".

Crisálida de Ar também é destaque por promover a inclusão, pois apresenta recursos de audiodescrição e libras nas suas apresentações para mostrar que a arte deve ser levada para todos os públicos. 

A peça tem uma idade mínima de 10 anos de idade e o ingresso custa 10 reais (inteira) e 5 reais (meia), o evento é promovido pelo Coletivo de Leitura Barras do Marataoã e pela Cia de teatro Vale do Longá.

Ficha Técnica

Intérpretes: Rakciel Leite e Alisson Carvalho
Concepção e criação coreográfica: Rakciel Leite
Texto e Dramaturgia: Alisson Carvalho
Figurino: Criativa DUO
Maquiagem: Savana Victória
Preparação vocal: Johnny Ricky
Sonoplastia e pesquisa musical: Athos Rodolfo
Libras: Luania Caroline, Nayanna Najla e William Dias
Audiodescrição: Solange Lustosa e Márcia Cristina
Produção: Geleia Total
Classificação: 14
Duração: 60 min
Assessoria: [email protected]

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 12h09
32°
Tempo nublado Máxima: 37° - Mínima: 22°
33°

Sensação

2.06 km/h

Vento

46%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias