gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (7), o climatologista Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI) afirmou que existe a possibilidade de algumas cidades piauienses registrarem chuvas nos próximos dias, porém, a tendência na maior parte do território ainda é de altas temperatura.
Segundo o especialista, neste momento as chuvas são de pequeno volume e se concentram na região do MATOPIBA, na divisa com o Maranhão, Tocantins e Bahia, no Sul do estado. “Chuva bastante pontual, muito abaixo da média. No mês de novembro, considerando o Piauí, a chuva oscila entre 40mm e 70 mm, que são volumes modesto”, destacou Costa.
Exemplo deste cenário de altas temperaturas, seis cidades piauienses ficaram entre as dez mais quentes do país nesta quarta-feira (6), conforme o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Castelo e Oeiras, os termômetros marcaram 40°C, enquanto que em Picos, Piripiri, Campo Maior e Alvorada do Gurguéia o índice variou entre 38°C e 39°C.
As temperaturas se manterão elevadas. A única constância que teremos nesse cenário, que para o homem do campo é dramático, é de temperaturas elevadas e essas temperaturas podem, naturalmente, ser gatilhos para formação de algumas nuvens isoladas”, declarou Werton Costa, que ressaltou a tendência do aumento das precipitações em outras regiões do estado.
Isso porque, segundo o climatologista, os modelos matemáticos apontam para a possibilidade das chuvas, que se concentram no Sul piauiense, chegarem ao Centro-Norte a partir da segunda quinzena do mês de novembro. “Vamos começar a ver um espraiamento maior dessa chuva, ela vai chegar na faixa do médio parnaíba, segundo os modelos, e poderá, quem sabe, chegar à capital”, disse.
Sensação
Vento
Umidade