gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
PESAR

Hospital confirma 2ª morte por suspeita envenenamento. Tinha 1 anos de vida

É irmãodos meninos que morreram depois de comerem cajus envenenados em agosto de 2024

02/01/2025 15h27Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Cidade Verde
Meninos envenenadosano passado. Polícia investiga ligação entre os casos
Meninos envenenadosano passado. Polícia investiga ligação entre os casos

Igno Davi, de 1 ano, morreu na tarde desta quinta-feira (2) com suspeita de envenenamento em Parnaíba, no litoral do Piauí. Essa é a 2ª morte confirmada na família que passou mal e foi hospitalizada após comer peixe doados. Manoel Leandro da Silva, de 17 anos, morreu ainda na quarta (1º), depois da família comer o alimento. Outras dois familiares estão internados em estado gravíssimo.

O bebê de 1 ano é irmão dos meninos Ulisses Gabriel e João Miguel, que morreram depois de comerem cajus envenenados em agosto de 2024. A mãe deles é uma das familiares internadas em estado gravíssimoNão se sabe se há relação entre os dois casos.

atualizado às 16:06

Polícia identifica origem de doações suspeitas em caso de intoxicação em família de Parnaíba

A Polícia Civil do Piauí já identificou de onde vieram as doações feitas a família hospitalizada nesta quarta-feira (1º) com sinais de intoxicação alimentar na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Um jovem de 18 anos acabou morrendo no momento que era atendimento por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras oito pessoas, sendo quatro adultos e quatro crianças, foram internadas nos Hospitais Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e Nossa Senhora de Fátima.

No começo da tarde desta quinta-feira (2), o HEDA confirmou, por meio de nota a morte de uma das crianças, um menino de 1 ano e 8 meses. Duas vítimas tiveram alta, equanto as demais vitímas seguem hospitalizadas.

“Eles fizeram o recolhimento dos materiais tendo em vista que tudo indicava a intoxicação alimentar. A polícia já conseguiu identificar essas pessoas que fizeram as doações e a informação preliminar que se tem é que são pessoas já que fazem esse tipo de filantropia há bastante, tempo naquela comunidade. Foi levantado que já é comum eles fazerem esse tipo de doação, não só para essa família, mas para várias pessoas da comunidade”, explica o delegado Célio Benício, diretor de policiamento do interior do Piauí.

Testemunhas relataram à polícia que a família recebeu a doação de uma cesta básica, juntamente com as manjubas, para a família ainda no fim da manhã. No local do crime, a polícia recolheu todos os materiais, como peixe e arroz que serão periciados.

Segundo o delegado Célio Benício, uma criança de 11 anos está consciente e a polícia deve colher o depoimento nos próximos dias.

“Apenas uma criança de 11 anos está em estado de consciência. Tratando-se de uma criança o momento é delicado ainda. Ela se encontra hospitalizada e a equipe de investigação terá todo cuidado devido para conversar com ela. É muito cedo para descartar qualquer hipótese. É uma investigação complexa então é muito cedo para descartar qualquer possiblidade do que tenha vindo a acontecer. A gente acredita que com o tempo, inclusive com a recuperação dessas pessoas, elas possam trazer informações relevantes para conclusão dessa investigação”, disse o delegado.

A investigação também busca detalhes sobre a informação de que o aquífero onde os peixes foram recolhidos estivesse contaminado. Outro ponto que está sendo levado em consideração é uma possível ligação entre o envenenamento de duas crianças da mesma família em agosto de 2024.

Os nove envenenados são familiares e amigos de Ulisses Gabriel, de 8 anos, e João Miguel, de 7 anos, que morreram depois de comerem cajus envenenados. O jovem de 18 anos que morreu ontem era tio de Ulisses e João Miguel. A polícia investiga se existe alguma ligação entre os casos.

“Essa situação está sendo inclusive averiguada pela equipe. E essa situação vai ser trazida a essa investigação para verificar se há alguma relação ou não. Isso vai ser feito pela equipe do delegado Abimael”, encerra.

O laudo toxicológico deve sair em até 10 dias.

Nota à Imprensa

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) lamenta profundamente o falecimento de I. D. S., de apenas 1 ano e 8 meses, que deu entrada sob os cuidados do hospital nesta quarta-feira (1ª). Expressamos nossas mais sinceras condolências à família neste momento de imensa dor.

A equipe multidisciplinar do HEDA atuou com total dedicação, seguindo todos os protocolos e medidas necessárias para garantir o melhor atendimento à criança desde sua admissão na unidade.

O HEDA reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população, bem como com a transparência em todas as suas ações. Não obstante, em conformidade com a legislação pertinente à privacidade, não serão divulgados detalhes adicionais sobre o caso.

Atenciosamente,
Dr. Carlos Teixeira
Diretor técnico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 18h09
26°
Parcialmente nublado Máxima: 23° - Mínima: 22°
28°

Sensação

4.63 km/h

Vento

83%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias