gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
A temporada de chuvas no início do ano tem elevado a incidência de gastroenterite aguda, conhecida popularmente como “virose da mosca” em Barras-PI. A doença, que ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por vírus e bactérias, é uma das mais comuns no período.
Diarreia, vômito, febre, dores no corpo e cólicas estão entre os sintomas da gastroenterite. Os sinais costumam durar até cinco dias, mas podem evoluir para desidratação em casos graves, principalmente em pessoas com imunidade baixa.
É uma doença que exige cuidados porque a contaminação ocorre de maneira rápida, seja por alimentos, água ou superfícies infectadas. A prevenção passa, sobretudo, pela higiene.
COMO PREVINIR
A virose da mosca, também conhecida como diarreia aguda (DDA), pode ser prevenida com hábitos de higiene e limpeza.
Higiene pessoal
- Lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70%
- Lavar as mãos após ir ao banheiro, antes de preparar alimentos e ao chegar em casa
- Não compartilhar objetos pessoais como talheres, copos e toalhas
- Higiene dos alimentos
- Lavar bem as frutas e verduras
- Lavar e desinfetar os utensílios usados na preparação de alimentos
- Evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos
- Limpeza do ambiente Manter os ambientes limpos e livres de resíduos, Manter o lixo sempre fechado, Instalar telas em ralos e janelas, Lavar lixeiros com frequência.
Hidratação
- Beber água tratada, filtrada ou fervida
- Ingerir líquidos (água, água de coco, suco, soro)
A virose da mosca pode evoluir para um quadro de desidratação, especialmente em crianças e idosos. Em casos de suspeita de infecção, intoxicação alimentar ou gastroenterite viral, procure uma unidade de pronto atendimento mais próxima.
Sensação
Vento
Umidade