gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
Alguns veículos de comunicação, de forma negligente, noticiou a morte do menino barrense Ravel, que fugiu de casa em Barras. Muitas vezes, o afã de noticiar em primeira mão termina por não apurar de maneira correta.
Essa displicência termina por conduzir outros meios de comunicação a copiar a matéria e errar também. Ao se copiar e colar a informação, um meio de comunicação terceiriza e valida a apuração de outro meio.
Noticiar sem apuração cuidadosa já é complicado e quando a pauta é morte, o cuidado deve ser maior.
A morte de um adolescente usando uma calça verde em Teresina, confudiu a imprensa. No jargão jornalístico, isso se chama barrigada e é motivo de crítica no meio.
A mãe do menino Ravel tratou logo de desmentir a informação, não sem antes ficar abalada.
Sobre isso, o Barras em Foco se pronunciou. Veja!
Após a repercussão negativa da notícia sobre um adolescente supostamente identificado como Ravel, de 16 anos, encontrado morto com marcas de tiro no bairro São João, zona Leste de Teresina, nossa equipe de reportagem buscou esclarecimentos junto à família do jovem.
A mãe de Ravel confirmou que o rapaz está vivo e entrou em contato com ela por telefone, desmentindo as informações que circulavam nas redes sociais. Segundo a família, o jovem mencionado nas notícias não é Ravel, e a identificação inicial foi equivocada.
Com a confirmação da família, o caso segue em apuração para a correta identificação da vítima envolvida na ocorrência registrada nas proximidades de uma delegacia, onde um adolescente foi encontrado sem vida, com ferimentos provocados por arma de fogo.
O Portal Base Um reconhece o erro ao replicar a informação inicialmente divulgada e pede desculpas à família de Ravel pelos transtornos causados. A notícia que deu origem à repercussão foi publicada inicialmente pelo portal A10mais.
Sensação
Vento
Umidade