gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
A secretaria estadual de Saúde (Sesapi) vai participar de uma reuniãotécnica sobre a situação da dengue em Barras. A audiência será dia 30 na sede da Câmara Municipal na quarta-feira (30).
A reunião tem como finalidade promover o alinhamento das ações de vigilância em saúde, controle vetorial e mobilização intersetorial, diante do cenário com aumento de casos de dengue, chikungunya e zika vírus, incluindo casos suspeitos de óbitos na região.
Devem participar da reunião técnicos da Regional de Saúde dos Cocais; Secretário Municipal de Saúde, Coord. da Atenção Primária à Saúde,
Coord. da Vigilância Epidemiológica, Técnicos da Regional de Saúde dos Cocais, Profissionais da Atenção Primária à Saúde de Piripiri (médicos, enfermeiros, ACS e ACE, Técnicos do Hospital Regional Leônidas Melo (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, laboratório)
Atualmente, a confirmação de casos são 128 oficialmente registrados, mas há subnotificações. Confirmados três óbitos pela doença.
Sobre morte de um homem nesta segunda-feira, identificado como Neto, que trabalha em uma frutaria da cidade, não há confirmação de dengue. Perguntada sobre o caso, a coordenadora de epidemiologia do município, Mércia Sousa respondeu: "sobre esses óbito de hpje, não se tem nada confirmado ainda. Pois o mesmo deu entrada no hospital não por suspeita de dengue. E sim por outro diagnóstico. Estamos ainda em investigação do caso", disse a coordenadora.
Existe uma lei municipal em Barras que obriga os moradores de terrenos baldios a limparem os terrenos. O município vai intensificar a fiscalização e cobrar multa para os que não fizerem. Os vizinhos que se sentirem prejudicados, podem registrar um Boletim de Ocorrência
No Hospital Regional Leônidas Melo, o movimento de pacientes com sintomas como febre alta, fortes dores de cabeça, sensibilidade na pele, manchas avermelhadas no corpo e crises de diarreia tem aumentado significativamente.
Profissionais de saúde alertam que, diante desses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Um dos profissionais ouvido pela reportagem do Grupo Coruja explicou que a forma da doença apresentada atualmente é mais agressiva, causando uma rápida queda nas plaquetas e oscilações na pressão arterial dos pacientes.
PREFEITURA DE BARRAS INTENSIFICA AS AÇÕES
Para controlar as infecções, a Prefeitura de Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem realizando ações rotineiras de combate à dengue, em que se destacam as visitas às residência para a inspeção e eliminação de focos. Essa estratégia é coordenada por Alexandre Rodrigues, chefe dos Agentes de Endemias.
Também realizam ações de conscientização, a exemplo de uma maifesstação que percorreu as ruas Barras para chamar atenção para a necessidade de se olhar para os quintais, verificar a água parada e eliminar focos.
CARRO FUMACÊ É MOTIVO DE CONTROVÉRSIA
A utilização do carro fumacê para o combate ao Aedes aegypti, apesar de ser uma ferramenta eficaz, tem sido motivo de controvérsia devido aos seus impactos na saúde humana e no meio ambiente.
A polêmica reside na preocupação com os efeitos da exposição a inseticidas, como o malathion, que pode causar danos à saúde, especialmente em casos de exposição recorrente.
Além disso, o uso indiscriminado do carro fumacê pode desequilibrar o ecossistema, afetando insetos polinizadores e aumentando o risco de resistência do mosquito ao inseticida.
Sensação
Vento
Umidade