gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
3ª Edição

Feira Literária da Diversidade, Raça e Gênero começa no dia 21

Debate: A abertura do evento vai acontecer no Theatro 4 de Setembro,

16/05/2025 11h15Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: Ass. Imprensa

Com lançamentos de livros, shows, exposições, mesas redondas, exibições de documentários e homenagens, a 3ª edição da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (Flid 2025) acontece de 21 a 23 de maio, fazendo conexões com escritores de Cuba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Brasília. 

A abertura do evento, no Theatro 4 de Setembro, contará com a presença do embaixador de Cuba Adolfo Curbelo Castellanos, além de autoridades locais e personalidades do movimento negro, indigenas e LGBTQIA+.

A feira vai ocupar por três dias o Complexo Cultural Clube dos Diários e Theatro 4 de Setembro com diversos debates para contemplar vozes historicamente silenciadas, como a população afro-brasileira e indígena, mulheres e LGBTQIAPN+ .

“Queremos dar visibilidade a produção de conhecimentos dos referidos segmentos sociais, contemplando as áreas da literatura ficcional e acadêmica, por meio de colóquios, rodas de conversa, lançamentos de livros, assim como, outras ações envolvendo as diversas linguagens das artes e da cultura de uma grande parcela da sociedade que, geralmente, se encontra à margem da elite cultural brasileira e piauiense”, disse Marleide Lins, curadora do Flid. 

A feira contará com a presença de Nelson Simón, poeta, escritor e presidente da União dos Escritores e Artistas de Cuba, da poeta Bárbara Hernández, da Universidade de Pinar del Rio, em  Cuba, professora de espanhol, língua e literatura portuguesa, da professora e da escritora do Rio Grande do Norte, Tânia Lima, da poeta Luiza Cantanhêde, Lindevânia Martins, Anna Liz, Paulo Rodrigues e várias personalidades do Piauí e Maranhão. O evento receberá escritores, escritoras, pesquisadores e grupos indigenas como Guajajara, Tabajara, Warao e vai homenagear com Selo da Diversidade grupos e pessoas que contribuem para a valorização da cultura negra e indígena e lutam contra o preconceito. 

A Flid terá exposições de personalidades negras, indigenas, LGBTQIA+, amostra imersiva sobre Nonato Oliveira e comercialização de livros com a presença de editoras como Entrelivros, Nova Aliança e Avant Garde. O Coletivo 086 é parceiro com participação em mesas e exibições de documentários como Jovanna Baby e Entrelaçados. 

A Feira foi aprovada na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e tem produção da Avant Garde. O evento tem poio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Theatro 4 de Setembro, Fundação Quixote, Alencar Assessoria de Educação e Cultura, ASSAAC, Teresina Shopping, Nepa, Nelipi, Unicentroma, PPI, SUIRPO/SASC e Matizes. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 22h09
28°
Tempo limpo Máxima: 35° - Mínima: 23°
30°

Sensação

1.03 km/h

Vento

61%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias