gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
COMEÇA TRANSIÇÃO

Águas do Piauí começa a operar em Esperantina, Miguel Alves e mais 40 cidades

Barras está na lista ainda, mas a empresa vai enfrentar desafios como cobrança de água

31/05/2025 09h28Atualizado há 2 dias
Por: Redação

A partir deste sábado (31/5), a cidade de Miguel Alves, Esperantina e outros 4o municípios do Piauí passam a ter os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela Águas do Piauí, empresa do grupo Aegea.

Barras não consta na lista, mas a empresa vai ter um grande desafio: justificar a cobrança de água de poços para moradores da zona urbana e rural. Além do desabastecimento recorrente em bairros como Morada de Barras, Residencial São Francisco, Vila França, Bairro Santinho e outros.

A concessionária antecipou o cronograma de transição, ampliando para 117 o número de cidades sob sua responsabilidade, o que representa 33% da cobertura prevista no novo contrato de concessão firmado com o governo estadual.

O contrato estabelece metas ambiciosas para os próximos anos, como a universalização do abastecimento de água em até oito anos e a expansão da cobertura de esgoto para 90% da população em até 15 anos. Também está prevista a redução das perdas na distribuição para menos de 30%.

A expectativa é que até 26 de julho, data limite da fase de transição, todos os 224 municípios piauienses estejam sob a gestão da Águas do Piauí, substituindo integralmente os serviços hoje prestados pela Agespisa e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaes). A partir dessa data, inicia-se oficialmente a vigência do contrato de 35 anos, assinado após leilão realizado em outubro de 2024, no qual a Aegea pagou R$ 1 bilhão pela concessão.

Além de Esperantina, também passam a ser operados pela nova concessionária os municípios de Aroazes, Arraial, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínia, Cajueiro da Praia, Campo Grande do Piauí, Canavieira, Elesbão Veloso, Flores do Piauí, Francisco Ayres, Fronteiras, Guadalupe, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Itaueira, Jerumenha, Joaquim Pires, Marcos Parente, Miguel Alves, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Palmeirais, Pavussu, Pio IX, Piracuruca, Ribeiro Gonçalves, Rio Grande do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Luz, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São Francisco do Piauí, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, Sebastião Leal, Socorro do Piauí, Valença do Piauí, Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.

Segundo o governo estadual, a concessão tem como objetivo modernizar e ampliar a infraestrutura de saneamento básico, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da saúde pública. Com a nova estrutura, a expectativa é de redução do lançamento de esgoto em rios e córregos, além da ampliação da rede de água tratada.

Os moradores dos municípios já atendidos pela Águas do Piauí podem entrar em contato com a empresa por meio do número 0800 223 2000, que funciona tanto para ligações quanto para mensagens via WhatsApp. A concessionária também oferece atendimento por meio do aplicativo Águas App e de lojas físicas, cujos endereços estão disponíveis no site oficial aguasdopiaui.com.br.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 17h08
32°
Parcialmente nublado Máxima: 36° - Mínima: 21°
33°

Sensação

4.12 km/h

Vento

46%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias