gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
EQUATORIAL

Conta de luz fica mais cara em junho com bandeira vermelha patamar 1

Representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

03/06/2025 19h35Atualizado há 6 dias
Por: Redação
Fonte: Diário das Caraíbas

A conta de luz vai pesar mais no bolso dos brasileiros neste mês de junho. Pela primeira vez em 2025, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionou a bandeira tarifária vermelha, patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A mudança ocorre após meses de bandeira verde, em vigor desde dezembro de 2024, quando o país vivia boas condições de geração de energia. Em maio, o alerta já havia sido dado com a bandeira amarela, mas, com a piora nas projeções de chuvas e a redução na produção de energia das hidrelétricas, a Aneel decidiu elevar novamente a tarifa.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), será necessário acionar usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado, para garantir o fornecimento de energia durante o período seco. A energia termelétrica é mais cara porque depende da queima de combustíveis, como gás ou óleo diesel, o que impacta diretamente na tarifa final ao consumidor.

Em nota, a Equatorial Piauí, distribuidora responsável pelo fornecimento no estado, informou que não tem controle sobre o acionamento das bandeiras, apenas cumpre o que é definido pela ANEEL. “A empresa reforça a importância do consumo consciente para amenizar os impactos da tarifa”, afirmou Mateus Melo, gerente de Relacionamento da concessionária.

Dicas para economizar energia

Com o aumento na conta, é hora de redobrar os cuidados no uso da energia elétrica. Confira algumas medidas simples que podem fazer a diferença no fim do mês:

  • Prefira eletrodomésticos com selo de economia “A” (Procel/Inmetro)
  • Evite abrir a geladeira com frequência e verifique a borracha de vedação
  • Substitua lâmpadas comuns por modelos de LED, que consomem menos
  • Use ar-condicionado com tecnologia inverter e mantenha em 23ºC
  • Desligue os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso
  • Junte roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando uso repetido da máquina e ferro

Com a previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses, especialistas alertam que o uso consciente da energia pode ser essencial para enfrentar o período com menos impacto no orçamento familiar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 16h08
32°
Parcialmente nublado Máxima: 36° - Mínima: 21°
33°

Sensação

4.12 km/h

Vento

46%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias