gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
A Agespisa encerra suas atividades no próximo domingo (22) e a Águas do Piauí, vencedora do leilão de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado, iniciará a operação em todos os municípios em que a empresa pública era a responsável pela prestação desses serviços. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Agespisa.
Segundo a assessoria, o encerramento se refere a operação do sistema de água e esgoto em municípios do interior do Estado.
O encerramento das atividades da Agespisa ocorre após a conclusão dos trabalhos do Comitê de Transição dos serviços, onde foram realizados o mapeamento dos sistemas existentes para a identificação das prioridades técnicas e operacionais e elaborando seu plano de investimentos.
Após o encerramento das atividades, com adesão de mais de 500 trabalhadores da estatal ao Programa de Afastamento Incentivado (PAI) e demissão de 300 funcionários, a Agespisa deve iniciar um processo de liquidação da empresa.
Leia
Com o início da operacionalização dos serviços de água e esgoto pela iniciativa privada no estado, o governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que reforçará o monitoramento do cronograma de investimentos para assegurar que as metas estipuladas no contrato sejam cumpridas.
“Nosso trabalho agora é um monitoramento rigoroso para garantir que o contrato seja fielmente cumprido, universalizando o abastecimento de água e de esgotamento sanitário nas datas previstas. Não é uma tarefa simples, são 224 municípios, zona urbana e rural, mas tenho muita convicção de que o serviço vai ser melhor, os investimentos vão aumentar e a população do Piauí vai sair dessa situação do pior índice de esgotamento sanitário no interior do estado", disse.
O contrato de concessão prevê que a iniciativa privada investirá R$ 9,6 bilhões para a universalização do fornecimento de água potável para 99% da população até 2033 e 90% de cobertura em coleta e tratamento de esgoto até 2040 nos 224 municípios piauienses, incluindo áreas urbanas e rurais.
Etapas das operações da Águas do Piauí
A Águas do Piauí havia previsto o início de suas atividades nos municípios, antes geridos pela Agespisa, para o próximo mês de julho. No entanto, em 16 de maio, a empresa iniciou suas operações de forma antecipada em 33 municípios, contemplando todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. Conforme a assessoria da Águas do Piauí, a previsão é que concessionária assuma todos os municípios até julho. Até agora, 75 cidades já estão sendo gerenciadas pela empresa.
Conforme a concessionária, a antecipação teve como objetivo implementar as melhorias quanto antes, em benefício da população.
A primeira antecipação da operação da Águas do Piauí ocorreu nos seguintes municípios:
Uma segunda antecipação foi realizada no início deste mês, incluindo mais 42 cidades piauienses, totalizando 75 municípios sob a gestão da concessionária.
Segundo a empresa, a antecipação beneficiou mais de 1,3 milhão de piauienses, incluindo as áreas rurais. As cidades contempladas foram:
Sensação
Vento
Umidade