gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cassou nesta terça-feira (24/06) o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Voepass, proibindo definitivamente a empresa de operar voos no Brasil. A decisão ocorre dez meses após a queda de uma aeronave da companhia em Vinhedo (SP), que causou a morte de 62 pessoas, incluindo o piloto, natural de Esperantina, no Norte do Piauí.
O acidente, ocorrido em 9 de agosto de 2024, foi o maior desastre aéreo no país em 17 anos. Desde então, a Anac vinha monitorando a empresa e encontrou falhas graves em segurança e manutenção. Segundo a agência, a Voepass deixou de realizar 20 inspeções obrigatórias em sete aeronaves, operando 2.687 voos de forma irregular.
A decisão foi unânime. A Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 2283 considerou a medida tardia, mas necessária. A Voepass, com sede em Ribeirão Preto (SP), estava com os voos suspensos desde março e ainda não se pronunciou oficialmente. A Latam, parceira da empresa, informou que reacomodou ou reembolsou 85% dos passageiros afetados.
Sensação
Vento
Umidade