gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
Barras, Esperantina, Cabeceiras, Luzilândia, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Batalha, Joca Marques, Madeiro, Campo Maior foram alvo de uma Operação Especial do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI). A ação aconteceu entre os dias 23 e 27 de junho, em parceria com o PROCON e Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ao todo,19 bombas de combustível reprovadas por medida baixa foram apreendidas,142 itens sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), 52 balanças de pesagem. Também foram coletados mais de 350 amostras de produtos para análise no laboratório do setor de Pré-medidos.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, mais de 600 empresas foram vistoriadas pelos setores da Qualidade, Metrologia e Pré-medidos neste período.
“Nós montamos uma mega operação em parceria com o Procon e com policiais da Secretária de Segurança Publica. Fiscalizamos cada canto desses municípios para coibir irregularidades e proteger o consumidor. Como resultado, encontramos um índice elevado de infrações e os empresários envolvidos foram devidamente autuados. Agora, vamos trabalhar para levar essas fiscalizações para outras cidades do Piauí”, ressaltou.
Entre as principais irregularidades encontradas, destacam-se: fios e cabos elétricos falsificados – retirados de circulação por falta de segurança, risco de incêndio e aumento da tarifa de energia, bombas de combustível de postos de gasolina com bomba baixa contra o consumidor, produtos alimentícios com erro na pesagem e sem indicação de peso, balanças piratas, entre outros.
As multas podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia no aplicativo Fala Consumidor ou por meio da ouvidoria do IMEPI: (86) 99456-1921.
Sensação
Vento
Umidade